6

6.os NOSSos gestores

António
Martins da Costa

Que balanço faz de 2017? Quais foram os maiores desafios?

O ano de 2017 foi marcado, na sua globalidade, pelos incêndios e os temporais ocorridos em Portugal que afetaram cerca de 1.900km de linha e 47 postos de transformação, impactando o fornecimento de eletricidade a mais de 2 milhões de clientes. A EDP Distribuição colocou mais de 4.300 operacionais no terreno, em estreita coordenação com as autoridades locais e a proteção civil. Pelo lado positivo, em 2017 verificou-se uma redução significativa da sinistralidade, num ano com bastantes eventos extraordinários, não tendo ocorrido nenhum acidente mortal, um objetivo nunca antes atingido.

Relativamente à EDP Valor, a empresa reduziu os seus custos em mais 4%, estando agora a meio caminho do objetivo de redução de custos em 20% até 2020. Viu também reconhecido todo o esforço de orientação para o cliente: a avaliação dos clientes B2C (cliente-colaborador) aumentou de 6,5 para 7,0 e dos clientes B2B (cliente-empresa) aumentou de 7,6 para 7,8. Em ambos os segmentos, o objetivo é o de alcançar 8,0 em 2020.  A EDP Valor prosseguiu, igualmente, a sua estratégia de crescimento internacional, reforçando a sua prestação de serviços às empresas EDP Espanha e EDP Renováveis, em áreas como processamento de salários, tesouraria ou seguros.

No que diz respeito à Direção de Sistemas de Informação (DSI), o seu maior desafio foi e continuará a ser, em linha com o Plano de Transformação Digital iniciado em 2016 e recentemente reconfirmado com o EDP X, construir um IT e uma DSI mais ágil e colaborativa, mais automatizada e analítica, com as competências tecnológicas necessárias à EDP, Utility Digital.

A Direção de Desenvolvimento Organizacional manteve-se durante 2017 concentrada no Programa DIGITAL Step, que visa colocar a EDP num degrau de performance superior a nível da gestão organizativa e da gestão de processos, concretizando parte das novas políticas e das novas ferramentas digitais previstas.

No que respeita à atividade da Provedoria de Ética foi dada continuidade a um conjunto muito significativo de iniciativas orientadas para o reforço da dimensão ética da cultura do Grupo, para a melhoria do processo de gestão de reclamações, bem como para a dinamização das parcerias e redes de cooperação, fomento da inovação e partilha de conhecimento com a Sociedade.

Que factos se destacam nas diferentes áreas de que é responsável?

Durante 2017 foi preparado um novo modelo organizativo para as estruturas regionais e locais da EDP Distribuição (DRCs e ARCs) que pretende facilitar a resposta a novos e importantes desafios da empresa, como a assimilação das novas tecnologias de redes inteligentes e a preparação para o futuro concurso de atribuição de concessões de baixa tensão. Na área de canais digitais, ao abrigo do Projeto EDP Distribuição Digital, foi lançada a versão III da app com funcionalidades avançadas, disponibilizado o Portal das Autarquias e lançado o Módulo do Autarca na app. No plano internacional 2017 foi um ano muito ativo para a EDP Distribuição, com a participação em 8 projetos com um valor acumulado de 210 milhões de euros.

Na EDP Valor, destaque para a transformação digital, com duas grandes componentes: a adoção de robots (Robotic Process Automation) nas operações, a digitalização de canais de contacto com o cliente final, com o lançamento do novo Easy4u e do Approve e o relançamento do contact-center com um número único de contacto. 

Do lado da DSI, realçaria os 15 produtos AGILE já operacionais, no final de 2017; o Programa JUMP, gestão de ativos da rede, um dos maiores projetos de TI alguma vez realizados na EDP; e o Programa SIM, gestão financeira integrada, concluído com sucesso o seu arranque em Espanha.

Um último destaque para a manutenção do Grupo EDP, pelo sexto ano consecutivo, na lista da World’s Most Ethical Companies elaborada pelo Ethisphere Institute, bem como a melhoria dos resultados da generalidade das dimensões avaliadas pelo Índice Corporativo de Desempenho Ético da EDP (Ethicis), como reflexo do impacto positivo das iniciativas desenvolvidas.