1

1. edp num relance

A gestão de stakeholders é um exercício de exigência, de partilha e de transparência das empresas na sua relação com a sociedade e, em particular, com todos os que impactam ou são impactados pelas atividades das empresas.

O envolvimento de stakeholders no Grupo EDP é uma prioridade estratégica para a manutenção de um diálogo aberto e transparente com todos aqueles com quem o negócio se relaciona. Construir e reforçar relações de confiança, partilhar conhecimento e informação relevante, antecipar desafios e identificar novas oportunidades de cooperação, são os principais desígnios da Política de Relacionamento com Stakeholders do Grupo EDP.

Concorrência Entidades
Financeiras
Accionistas
Investidores
Poderes Públicos
e Regulação
Parlamento e
Partidos Políticos
Instituições Internacionais
Colaboradores e
Representação Sindical
Fornecedores   Clientes e
Representantes
Comunidade Científica
Media e
Lideres de Opinião
Autarquias Comunidades
Locais
ONG
Mercado
Cadeia de Valor
Envolvente Social e Territorial
Democracia

Apesar da crescente exigência no critério de Stakeholder Engagement do Dow Jones Sustainability Index, o ano de 2017 ficou marcado pela liderança alcançada pela EDP nesse critério, obtendo a pontuação máxima.


A EDP investe em relações francas com os seus stakeholders, acreditando que assim melhora o seu desempenho, antecipa e gere riscos, e cria valor para as várias partes interessadas, em todas as geografias em que opera. Para isso, tem sido fundamental o compromisso das unidades de negócio do Grupo EDP, que procuram conhecer os seus stakeholders e os temas para eles relevantes e críticos, garantir canais de relacionamento, e traçar planos de ação que abordem riscos identificados e que respondam às expectativas de relacionamento.

compreender

Identificamos de forma dinâmica e sistemática os stakeholders que influenciam e são influenciados pela Companhia, e analisamos e procuramos compreender as suas expectativas e interesses nas decisões que os impactam diretamente.

comunicar

Estamos comprometidos na promoção de um diálogo bidirecional com os Stakeholders, através de ações informativas e consultivas. Ouvimos, informamos e respondemos aos Stakeholders de forma consistente, clara, rigorosa e transparente, com o objetivo de construir relações de proximidade, fortes e duradouras.

confiar

Acreditamos que a promoção de um clima de confiança com os nossos Stakeholders é crucial para estabelecer relações estáveis e de longo prazo. O nosso relacionamento com as partes interessadas baseia-se em valores como a transparência, a integridade e o respeito mútuo.

colaborar

É nossa ambição colaborar com os Stakeholders na construção de parcerias estratégicas que congreguem e partilhem conhecimento, competências e ferramentas, promovendo assim a criação de valor partilhado de forma diferenciadora.