1

Somos energia no caminho que percorremos todos os dias. Uma energia que transforma, que se reinventa e que assume diferentes formas. Uma energia que vive em nós, que é linguagem universal, que nos move e nos leva mais longe. Uma energia viva que nos aproxima, que inova e com a qual, juntos e com simples gestos, criamos a mudança. A energia que vive em cada um de nós é contagiante e está em todo o lado, num abraço, no acender de uma lâmpada, nas casas, nas ruas ou até mesmo do outro lado do passeio. Uma energia viva que juntos continuamos a escrever, num livro que mostra o presente e que é também a construção do futuro. The Living Energy Book.

1. edp num relance

1. edp num relance

A EDP É UMA UTILITY MULTINACIONAL VERTICALMENTE INTEGRADA

Ao longo dos seus 40 anos de história a EDP tem vindo a cimentar uma presença relevante no panorama energético mundial, estando presente em 14 países, em 4 continentes.

A EDP conta com cerca de 12.000 colaboradores e está presente em toda a cadeia de valor da electricidade e na actividade de comercialização de gás.

A Actividade de Produção é a primeira actividade da cadeia de valor do sector eléctrico. A electricidade é produzida a partir de recursos energéticos de origem renovável ou não renovável. A energia produzida através de fontes tradicionais provém maioritariamente do carvão, gás natural, nuclear e cogeração. No caso de fontes renováveis, provém essencialmente de água, vento e sol.

Na Actividade de Transporte - A energia produzida é entregue à rede de transporte, que é constituída por linhas de muito alta tensão e que posteriormente canaliza a energia para a rede de distribuição. Este é um novo segmento para a EDP, em desenvolvimento no Brasil, não tendo ainda nenhum activo em operação.

27GW CAPACIDADE INSTALADA

39%
Eólica
34%
Hidroelétrica
14%
CCGT
12%
Carvão
1%
Outros

70TWH ENERGIA PRODUZIDA

56%

Fontes Renováveis

1.297KM

de redes de transporte em construção

Na Actividade de Distribuição - A energia transportada é canalizada para a rede de distribuição. Esta rede possibilita o escoamento da energia para os pontos de abastecimento. As redes de distribuição de electricidade são compostas por linhas e cabos de Alta, Média e Baixa tensão. São também parte integrante das redes de distribuição as subestações, os postos de transformação e as instalações de iluminação pública, bem como as ligações necessárias a instalações consumidoras e centros electroprodutores..

Na Actividade de Comercialização - Chegada a energia ao ponto de abastecimento, esta é vendida pelo comercializador. Em toda a cadeia de valor de electricidade e gás, a comercialização é a actividade mais próxima do cliente, sendo responsável pela relação com os consumidores finais.

338.179 KM DE REDE

284.309KM

de linhas de distribuição aéreas

53.869KM

de linhas de distribuição aéreas

clientes de eletricidade

9.885.775

Clientes em mercado livre

5.067.981

Clientes de último recurso

4.817.794

79TWH ELETRICIDADE DISTRIBUÍDA

clientes de gás

1.585.345

Clientes em mercado livre

1.489.079

Clientes de último recurso

96.266